CHUVAS EM 15 DE FEVEREIRO DE 2023: Nota oficial da Prefeitura Municipal de Além Paraíba

A Prefeitura Municipal de Além Paraíba, através da Defesa Civil e Secretaria de Obras, vem informar a população que devido às fortes chuvas que vêm caindo na cidade e na região desde o início do ano, e principalmente as fortes chuvas da data de ontem, 15 de fevereiro de 2023, aconteceram algumas ocorrências no município.

No bairro Jardim Paraíso, o Rio Limoeiro transbordou e a água entrou em algumas residências e na escola municipal do bairro. Na localidade de TerTeirão, houve transbordos devido ao represamento do Rio Limoeiro pelo Rio Paraíba do Sul que está com seu nível elevado. A Prefeitura desde a data de ontem tem trabalhado para atuar de forma ágil e eficaz para colocar em ordem todo esse transtorno causado pelas chuvas.

A Defesa Civil Municipal informa que possivelmente houve um fenômeno chamado “cabeça d’água” na cabeceira do Rio Limoeiro, o que levou aos transbordamentos. Além disso, houve o desabamento de uma residência na rua Manoel Freire (Caxias), caindo uma parte dentro do Rio Limoeiro. Felizmente o lamentável episódio não fez vítimas fatais ou feridos A Secretaria de Obras, que está no local. A residência estava interditada pela Defesa Civil desde 09 de julho de 2022 conforme auto de interdição número 001/2022.

Em relação às estradas rurais, por conta dessa possível “cabeça d’água”, tivemos quedas de pontes e transtornos em algumas estradas vicinais. Todavia, a equipe desde cedo tem trabalhado de forma a diminuir esse impacto nas localidades, principalmente nas localidades de Reforma, Figueira, Sítio Branco, Aterrado Velho e Angustura.

A Prefeitura não descansará enquanto os problemas não forem sanados e solicita a população cooperação e união para que possamos sair dessa fase com menos impactos possíveis. Pedimos aos moradores que evitem transitar pelas áreas afetadas e sigam as orientações da Defesa Civil.

Reiteramos que a Prefeitura está trabalhando incansavelmente para solucionar os problemas causados pelas chuvas e manteremos a população informada sobre quaisquer novos eventos.

Assessoria de Comunicação / Cerimonial – Prefeitura de Além Paraíba – 16/02/2023