Com a chegada do inverno CREAS intensificou a campanha ‘ALÉM DO FRIO”

Com a chegada oficial do inverno o Centro de Referência de Assistência Social – CREAS intensificou as ações da Campanha Além do Frio com o objetivo de garantir a segurança e o bem-estar das pessoas que se encontram em situação de rua, principalmente durante o período mais frio do ano, isso porque, em decorrência das vulnerabilidades sociais, de saúde e nutricional estão sujeitas a riscos.
A equipe do CREAS possui profissionais especializados, como assistente social, psicólogo, advogado e educadores sociais, que trabalham de forma integrada para identificar as demandas e necessidades individuais de cada pessoa em situação de rua.
O Serviço de Abordagem Social intensificou a busca ativa noturna especialmente nos pontos de maior concentração de pessoas em situação de rua, todos os dias da semana, inclusive sábado, domingo e feriados. Todo cidadão poderá entrar em contato com o CREAS através do telefone (32) 3462-1711 (whatsapp) e informar a localização de qualquer pessoa que esteja em situação de rua.
Durante a Abordagem Social é disponibilizado os serviços do Albergue Municipal que oferece espaço para dormir, alimentação (jantar e café da manhã), banho quente, kits de higiene pessoal e atendimento psicossocial no CREAS, como orientação para documentação civil, encaminhamento aos serviços de saúde quando necessário, e a disponibilização de passagem, para quando a pessoa deseja retornar à sua região de origem.
É importante lembrar que a pessoa não é obrigada a ir ao Albergue Municipal, sua condução é feita somente com seu consentimento e, caso não seja de sua vontade, a equipe irá disponibilizar os kits de inverno (cobertor e alimentação) e prestará todas as orientações cabíveis para o acesso das pessoas em situação de rua aos serviços da Assistência Social.
A orientação do Serviço de Abordagem Social é de que quando encontrar alguém em situação de rua, ligar para o CREAS informando o endereço, com a descrição da pessoa para que a equipe possa de deslocar até o local. A atitude coletiva pode salvar vidas.
A colaboração da população é de extrema importância para o melhor funcionamento da ação. E sempre que avistar uma pessoa em situação de rua entre em contato com o CREAS.

COMUNICAÇÃO – PREFEITURA DE ALÉM PARAÍBA – 29/06/2023