Secretaria de Saúde fez mobilização sobre o Dia Nacional de Combate a Sífilis ocorrido em 19 de outubro

O Dia Nacional de Combate à Sífilis é uma data importante para conscientizar a população sobre essa doença sexualmente transmissível (DST) e promover a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado. A Sífilis é uma infecção bacteriana que pode afetar várias partes do corpo e, se não tratada, pode levar a sérios problemas de saúde, incluindo complicações neurológicas, cardiovasculares e até mesmo a morte.
Esta data é uma oportunidade para destacar a importância da Saúde Pública e da Educação Sexual na prevenção da Sífilis. Aqui estão alguns pontos fundamentais relacionados ao Dia Nacional de Combate à Sífilis:
Prevenção: A prevenção é a chave para combater a Sífilis. O uso de preservativos durante a atividade sexual é uma das maneiras mais eficazes de prevenir a transmissão da doença. A educação sexual é fundamental para conscientizar as pessoas sobre os riscos e a importância de práticas seguras.
Diagnóstico precoce: O diagnóstico precoce da Sífilis é crucial para evitar complicações. Exames médicos regulares, principalmente para aqueles que têm atividade sexual de risco, são importantes para detectar a doença em estágios iniciais.
Tratamento adequado: A Sífilis pode ser tratada com antibióticos, como a penicilina, com grande sucesso. O tratamento adequado é essencial para curar a infecção e evitar danos futuros à saúde.
Educação e conscientização: O Dia Nacional de Combate à Sífilis é uma oportunidade para promover a conscientização sobre a Sífilis e a importância da Educação Sexual. A informação é uma ferramenta poderosa na prevenção de DSTs.
Ações de saúde pública: As autoridades de saúde pública desempenham um papel fundamental na prevenção e no controle da sífilis, por meio de programas de rastreamento, campanhas de conscientização e tratamento acessível.
No Brasil, o Dia Nacional de Combate à Sífilis é uma iniciativa importante para chamar a atenção da população e dos profissionais de saúde para o problema da Sífilis no país, bem como para reforçar a necessidade de prevenção, diagnóstico e tratamento adequado. Portanto, é um momento de reflexão e ação para combater essa DST e promover a saúde.
Em Além Paraíba, a Prefeitura, por meio do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolve ao longo do ano ações de enfrentamento à sífilis e outras IST, e a distribuição de preservativos.
A testagem rápida para o diagnóstico da Sífilis está disponível em todas as Estratégias de Saúde do Município, O diagnóstico é feito por meio de testes rápidos. Esses testes são simples, seguros e fornecem resultados em apenas 30 minutos. Caso o resultado seja reagente, é solicitado um exame de laboratório para confirmação. O tratamento envolve a aplicação intramuscular do antibiótico penicilina benzatina, com o número de doses dependendo da avaliação do profissional de saúde sobre o estágio da infecção.

COMUNICAÇÃO – PREFEITURA DE ALÉM PARAÍBA – 23/10/2023