Prefeitura realiza ação de prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis em razão do Carnaval

A Prefeitura de Além Paraíba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em colaboração com o SAE (Serviços de Assistência Especializada), Setor de Endemias e Comitê de Equidade, promoveu um Pré-Carnaval da Prevenção, visando garantir um período festivo seguro e saudável para todos os cidadãos.
Durante o evento, foram oferecidas orientações abrangentes sobre o uso de preservativos, ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), PEP (Profilaxia Pós-Exposição), PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) e medidas preventivas contra a dengue. Além disso, foram realizadas aferições da pressão arterial e glicemia capilar, com o intuito de monitorar a saúde da população.
A distribuição de preservativos, gel lubrificante e panfletos informativos tanto para as pessoas quanto para o comércio local contribuiu para a conscientização e prevenção de doenças. Também foi oferecido teste rápido para IST, reforçando a importância da detecção precoce e do tratamento adequado.
O evento, intitulado “Carnaval Seguro”, a Praça do Porto se transformou em um espaço de conscientização e cuidado. O Setor de Endemias marcou presença com a Mobilizadora de Endemias e as Agentes Comunitárias de Saúde do ESF Boiadeiro, realizando uma blitz educativa com a distribuição de materiais informativos e orientando a população sobre as medidas preventivas contra o mosquito transmissor da dengue.
A Prefeitura de Além Paraíba reitera a importância da colaboração de todos na manutenção de ambientes limpos e na eliminação de possíveis focos do mosquito transmissor, reforçando que a prevenção é a melhor forma de combate à essas doenças e agradece a participação de todos que contribuíram para o sucesso desta ação preventiva, reiterando o compromisso com a saúde e o bem-estar de todos os munícipes. Juntos, podemos tornar nosso carnaval mais seguro e alegre.

COMUNICAÇÃO – PREFEITURA DE ALÉM PARAÍBA – 08/02/2024