Influenza

A Prefeitura Municipal de Além Paraíba, através da Secretaria de Saúde comunica a situação atual da Campanha de vacinação de Influenzae (gripe) e SRAG (Síndrome Respiratória Aguda):

A Síndrome Respiratória Aguda é uma doença que se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, tosse ou dor de garganta e ou pelo menos um dos seguintes sintomas: cefaleia, dores musculares e articulares, associados a uma dificuldade respiratória com necessidade de hospitalização.

Até o momento foram confirmados 6 (seis) casos causados pelo vírus da Influenzae A(gripe) na GRS Leopoldina: 4 em Leopoldina, 1 em Laranjal e 1 em Cataguases. Destes, 1 de Leopoldina e 1 de Cataguases foram a óbito, dois óbitos aguardam resultados . Temos um caso em Além Paraíba que está sendo investigado (aguardando resultado).

REFORÇAMOS que a melhor maneira de se prevenir contra a Influenzae (gripe) é vacinar. A Campanha será no período de 23/4 a 1/6.

Os grupos prioritários para vacinação possuem maior risco de desenvolver complicações devido a Influenzae.

Grupos prioritários:

– Indivíduos com 60 anos ou mais de idade

– Crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos

– Gestantes

– Puérperas (até 45 dias após o parto)

– Trabalhadores da Saúde

– Professores de Escolas Públicas e Particulares

– Portadores de doenças crônicas (conforme protocolo do Ministério da Saúde)

A vacina é Trivalente, contém antígenos purificados de duas cepas: do tipo A (AH1N1, H3N2) e uma B.

Até o momento foram vacinadas 5.058 pessoas (62,30%)

Atenciosamente,

Eliane Resende – Vigilância Epidemiológica