A Prefeitura Municipal de Além Paraíba, através Defesa Civil, objetivando reduzir, prevenir e mitigar riscos, promovendo a identificação e avaliação das ameaças a desastre, de modo a evitar ou reduzir sua ocorrência. Dentro dessas atribuições elaboramos, em parceria, um Projeto Básico para supressão de árvores ao redor HSS e em outros pontos do município. Nesse estudo, foi possível observar ambos os riscos, tanto propensão a danos materiais, quanto a propensão de danos à vida.

A COMPDEC identificou, catalogou e demarcou uma média de 50(cinquenta) árvores com risco de potencial queda. A Defesa Civil, HSS, Bombeiros Militares (PABM), Polícia Ambiental, Secretaria de Obras, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, CODEMA, ENERGISA, ACEAP e empresas parceiros criamos um Comitê visando a supressão e, em contrapartida, teremos um plano técnico de compensação, reflorestando áreas com espécies nativas e de pequeno porte, e possuir uma proporção de no mínimo 3 árvores nativas plantadas para cada uma árvore cortada.