FURNAS e Prefeitura realizaram simulação de situação de emergência para hipótese de incidente na Usina Simplicio

Na manhã da terça feira, dia 26 de março de 2024, foi realizado na cidade de Além Paraíba, o Simulado de Situação de Emergência para as hipóteses da ruptura da barragem da Usina Hidroelétrica em Anta. O simulado é a terceira e última etapa do Plano de Ação Emergencial (PAE), conforme determina a Lei Federal N° 14.066 de 30 de setembro de 2020, concomitante com a Resolução Normativa ANEEL N° 1.064 de 2023, que determina que todas as Barragens tenham executado o PAE, inclusive, com o simulado.

O objetivo do simulado foi estimular e passar o conhecimento para as pessoas de como proceder nos casos do acionamento das Sirenes, ou seja, seguir corretamente as rotas de fuga e os pontos de encontro.

Furnas ainda realizará o simulado em Chiador, Sapucaia e Carmo, bairro Influencia.

Em Além Paraíba há 5 sirenes instaladas. Ao todo de Anta até o bairro Influencia são 33 sirenes.

O simulado foi de executado de forma positiva, conforme relatório da empresa. Após o simulado foi ouvida as Defesas Civis que participaram junto com a Defesa Civil de Além Paraíba para melhorias e alguns pontos observados.

Participaram do Simulado as Defesas Civis de Sapucaia, Carmo, SAMU, os militares do Posto Avançado de Bombeiros de Além Paraíba, Secretaria de Saúde. Além do Diretor de Seguranças de Barragens de Furnas, a Gerente de Política de Segurança de Barragens, os Engenheiros responsáveis pelas Seguranças de Barragens, o Chefe de Gabinete e o Prefeito Municipal.

COMUNICAÇÃO – PREFEITURA DE ALÉM PARAÍBA – 26/04/2024