Secretaria Municipal de Saúde em campanha de vacinação contra gripe

A Secretaria Municipal de Saúde de Além Paraíba, desde o dia 10 de abril de 2019, se encontra em campanha de vacinação contra influenza e já conseguiu atingir cerca de 60% do seu público-alvo, segundo dados fornecidos pela Gerência Regional de Saúde de Leopoldina, na última semana, bem acima da média nacional para o período, que foi de 45% da população prioritária.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, esse ano com tema “Não Coloque a sua vida e a de quem você ama em risco. Vacine contra a gripe”, prioriza idosos (maiores de 60 anos), crianças de seis meses a menores de 6 anos, trabalhadores de saúde, gestantes e puérperas até 45 dias após o parto, gestantes, povos indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas, pacientes com alguma deficiência, professores das redes pública e privada e agentes das forças de segurança e salvamento.
Ainda assim, é preciso muito trabalho para que a secretaria atinja a meta da campanha, que é de 90% dos grupos de risco até o final da campanha, previsto para o dia 31 de maio, motivo pelo qual foi realizado no último dia 04 de maio o Dia D de vacinação, quando todas as unidades municipais de saúde estiveram em funcionamento em pleno sábado e, ainda, quando houve vacinação volante na tradicional feira da Praça Octávio de Castro Côrtes, na Ilha do Lazareto, desde às 6h da manhã e no Porto Novo, durante toda manhã.
Ao longo de todo mês de maio, haverá vacinação nas unidades de saúde, serão disponibilizados profissionais para realização de busca ativa de pacientes em áreas não cobertas pela Estratégia de Saúde da Família e, em parceria com o Programa Saúde na Escola, haverá aplicação de doses em alunos e professores das redes pública e privada de ensino
É bom lembrar que a vacina contra influenza oferecida neste ano protege contra três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, seguindo a determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e que, uma vez vacinado, o paciente se encontra imunizado por um ano contra os agravantes causados pelo vírus da gripe. Daí a importância da vacinação antes do advento do frio, período mais propício para circulação do vírus.

Adm. 2017/2020. Construindo uma nova história.