Vigilância Sanitária recolhe cervejas de lote investigado

Medida Preventiva

A Prefeitura Municipal de Além Paraíba, através da Vigilância Sanitária Municipal está realizando uma busca ativa nos estabelecimentos de Comércio varejista e atacadista de bebidas, para verificação “in Loco” da comercialização da cerveja Belorizontina da empresa Backer.

Considerando a investigação conjunta do CIEVS Minas e CIEVS BH dos casos de insuficiência renal e alterações neurológicas, supostamente associado ao consumo da cerveja; considerando manifestação de Perito Criminal da Policia Civil do Estado de Minas Gerais, que informa presença da substância dietilenoglicol cerveja Pilsen marca “Belorizontina”, lotes L1 1348, L2 1348 e L2 1354; os produtos deverão ser recolhidos, tendo em vista proibição de distribuição e comercialização.

Quanto aos demais produtos, estamos trabalhando dando ciência aos estabelecimentos da Nota Oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) publicada em 13/01/2019, que intima a Cervejaria Backer a recolher do mercado, além da cerveja Belorizontina, todos os produtos fabricados no período de outubro de 2019 até a presente data, a medida é para preservar a saúde dos consumidores. Informam ainda que “continuam as apurações para identificar as circunstâncias em que os fatos ocorreram a fim de dar pleno esclarecimento à população”.

A população poderá devolver na VISA municipal qualquer produto da cervejaria Backer, independentemente de lote; sendo lavrado termo de coleta.