Nota de Esclarecimento – Defesa Civil

NOTA DE ESCLARECIMENTO (N° 9) – Defesa Civil

04/03/2020 – 14h20min

– Foi publicado pela Prefeitura Municipal de Sapucaia, um vídeo, onde o Excelentíssimo Senhor Prefeito Fabrício Baião diz que nos distritos e na cidade de Sapucaia/RJ a cota (nível) de transbordamento é de 1.600m³/s. Trata-se de uma cidade que possui uma proximidade maior a barragem e o nível urbanizado mais próximo às margens do rio Paraíba do Sul.

– Entretanto, vale ressaltar que a cidade de Sapucaia/RJ recebe somente a vazão da Pequena Usina Hidroelétricas (PCH) do reservatório de Anta, enquanto, Além Paraíba/MG recebe duas vazões: Da Barragem de Anta (PCH) e do aproveitamento Hidroelétrico de Simplicio. Ou seja, em Sapucaia está passando 1.525m³/s, enquanto em Além Paraíba/MG está passando a soma de 1.525m³/s mais a vazão de Simplício 310m³/s.

– Vale ressaltar que em Além Paraíba/MG a vazão de 1.900m³/s alguns bairros começam a ser afetados, ou seja, quando nos referimos ao transbordamento com 1.900m³/s não queremos dizer que todos os bairros serão atingidos, mas sim, aqueles cujo as residências sejam abaixo do nível da rua, muito próximo à margem do rio Paraíba.

Além Paraíba, 04 de março de 2020.