Covid-19: Unidade Básica do Covid-19 para consultas, exames e orientações da população sintomática começa a funcionar esta semana

1913

Aconteceu na noite de ontem, dia 18 de maio de 2020, uma reunião de trabalho entre o Prefeito, profissionais da saude e do setor administrativo sobre o início das atividades da Unidade Básica da Covid-19 (UBC).

A unidade vai funcionar nas dependências do CEC – Centro de Educação e Cidadania, localizado no bairro da Saúde próximo a barreira sanitária. A UBC contará com profissionais de saúde inclusive Médicos para que todos os pacientes com sintomas gripais possam ser avaliados, passando por uma triagem inicial, consulta médica e se for o caso, encaminhados para isolamento domiciliar ou para tratamento no Hospital São Salvador.

Na Unidade Básica estará disponível eletrocardiograma, transporte imediato para tomografia computadorizada de tórax quando necessário. Nos casos mais sugestivos e que atendam ao protocolo de diagnóstico a Unidade realizará testes rápidos. O Prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior afirmou que esta é mais uma ação da Prefeitura no sentido de que a população que tenha sintomas da doença recebam atendimento rápido e tratamento logo no início de uma possível infecção pelo novo Coronavirus.

De forma voluntária, o Médico Pneumologista e Intensivista Dr. Rafael Gracioli, responsável pelo tratamento dos doentes de Covid-19 no Hospital São Salvador, já se reuniu com os profissionais que irão trabalhar no Unidade Básica de Covid-19 deliberando com eles um protocolo padrão para atendimento dos pacientes e ações que devem ser tomadas. A criação da Unidade Básica da Covid 19 é uma ação pioneira na região. O Prefeito Miguelzinho afirmou que não poupará esforços para que a população possa ser bem atendida e rapidamente diagnostica com Covid-19 e tratada.

O tratamento da Covid-19 quando iniciado mais cedo tem melhores resultados evitando que o paciente evolua para um quadro grave. A Unidade Básica da Covid-19 – UBC, vai ser aberta ainda esta semana e a principio vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, podendo se estender para os finais de semana em caso de necessidade.

É importante salientar a participação de uma Equipe de Saúde Multidisciplinar (Médicos, Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, Equipe de Saúde Bucal, Psicólogos, Fisioterapeutas, Educadores Físicos, Assistentes Sociais, Nutricionistas), juntamente com toda a Equipe Administrativa da Secretaria de Saúde e da PMAP, para que a UBC funcione. Todas estas Equipes da PMAP estão envolvidas, não só nesse projeto, mas em todas as ações que estão sendo realizadas para o combate e minimização de impactos gerados pela COVID-19.