Unidade Básica do Covid-19 – UBC realiza um trabalho de excelência desde sua inauguração.

A UBC – Unidade Básica Covid entrou em operação no município no dia 26 de maio, ou seja, um mês e meio de atividades. Nesse período de atuação, a UBC realizou mais de 600 atendimentos, mais de 300 Tomografias de avaliação e reavaliação e mais de 350 Testes rápidos; tendo iniciado recentemente coleta de swab para realização de RT PCR seguindo os protocolos estabelecidos pela Secretaria de Saúde do Estado.

Como o vírus tem como alvo principal o sistema respiratório, imagens de tomografia computadorizada do tórax tem desempenhado um importante papel e se mostrado uma aliada fundamental dos profissionais da saúde e dos pacientes, pois seus resultados podem contribuir de forma determinante no direcionamento precoce da conduta médica dos pacientes. Os pacientes atendidos na UBC e que necessitam do exame de tomografia, estão sendo atendidos pelas Voluntárias Sociais de Além Paraíba – VSAP, que não medem esforços para que seja prontamente disponibilizado. Assim como os exames de RX necessários são realizados na CEMEC.

Vale ressaltar a importante parceria estabelecida entre a UBC e o Hospital São Salvador, na pessoa do Dr. Rafael Gracioli, que avalia todos os exames de imagem realizados e define a conduta com relação a internação ou tratamento domiciliar dos casos que apresentam lesão.

A Prefeitura Municipal de Além Paraíba através da Secretaria de Saúde instalou a Unidade Básica do Covid-19, como um ponto de apoio e atendimento médico, funcionando diariamente de 08 as 20 horas nas dependências do CEC – Centro de Educação e Cidadania, localizado no bairro da Saúde próximo a barreira sanitária, com a finalidade de centralizar as ações de assistência aos casos suspeitos de Covid-19. A UBC visa atendimentos de pacientes com sintomas leves de síndrome gripal ou pessoas que tenham tido contato com casos confirmados da doença.