ATENÇÃO: NOTA À POPULAÇÃO SOBRE FALTA DE MEDICAMENTOS NO PAÍS

Desabastecimento de remédios “se agrava” no Brasil, dizem entidades médicas, Conselhos Estaduais de Saúde e Conselho de Secretários Municipais de Saúde

A Prefeitura Municipal de Além Paraíba tem observados nas últimas semanas o desabastecimento de alguns medicamentos relevantes e indispensáveis à população. Não se trata de um problema local, não se trata da não realização de compras de medicamentos, não se trata de qualquer tema ligado a gestão municipal da saúde. É uma questão nacional. O desabastecimento de medicamentos no Brasil “se agrava”, de acordo com entidades médicas brasileiras. Ocitocina, amicacina, atropina, neostigmina e dipirona, analgésico anti-inflamatório, estão entre os remédios em falta nos estabelecimentos hospitalares do país, segundo as instituições.

No início desta semana, pelo menos seis entidades enviaram um ofício ao Ministério da Saúde, endereçado ao ministro Marcelo Queiroga, que alerta sobre a escassez dos medicamentos no país e pedem que medidas sejam tomadas.

Em nota, a pasta informou que trabalha em conjunto com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), entidades municipais e estaduais e indústrias farmacêuticas para apurar as causas e tomar ações emergenciais para resolver o desabastecimento.

Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) também se manifestou sobre a falta de medicamento no Brasil. “Estamos em contato com os gestores municipais e, de acordo com os monitoramentos realizados periodicamente, o cenário de desabastecimento se agrava, já sendo percebido nos serviços da Atenção Básica”, disse o comunicado divulgado na quarta-feira (8).

Ainda de acordo com o Conasems, o desabastecimento de medicamentos de “alta essencialidade” leva à desassistência de grande parte da população brasileira, principalmente aqueles que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS).

O Secretário Municipal de Saúde de Além Paraíba, Dr. Cláudio Klein segue monitorando a situação com preocupação e atento às soluções possíveis para minimizar o problema. Hoje, vários veículos de comunicação nacional já estão noticiando o desabastecimento de medicamentos. Espera-se uma solução a curtíssimo prazo pelos Governos Estadual e Federal. A determinação do Prefeito de Além Paraíba, Miguel Belmiro de Souza Júnior é que todas as medidas sejam tomadas para que a população seja menos prejudicada possível.

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Além Paraíba