FAÇA BONITO: Grandioso evento marcou a importância do combate a exploração sexual de crianças e adolescentes

A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou com o apoio das Secretarias de Educação e Saúde o evento FAÇA BONITO. A ação foi o ponto alto da campanha do Maio Laranja, especialmente dedicado ao combate da exploração sexual de crianças e adolescentes.

Realizado no Espaço Comunitário Dr. Miguel Belmiro de Souza (Vassourão) na noite de 18 de maio de 2023, o FAÇA BONITO 2023 contou com a presença de um grande público adulto mas também com muita crianças e adolescentes, público alvo da campanha.

A Secretária Municipal de Assistência Social e Primeira Dama, Glaciele Silva Souza, abriu o evento com um pronunciamento emocionado onde ressaltou que é preciso que as crianças e adolescentes sejam protegidas com o abuso e a exploração sexual, fato que lamentavelmente é uma realidade em todo o País. Ciele afirmou que todos os equipamentos da Secretaria de Assistência Social e as equipes estão sempre prontas a ouvir, acolher e tomar as devidas providências quando uma criança ou adolescente for vítima de exploração ou importunação sexual. A Secretária agradeceu ainda o apoio da Secretaaria de Educação que abriu as portas das Escolas para que se fosse possível falar do assunto de maneira séria com os alunos e comunidade escolar. Ciele também agradeceu o apoio do Secretaria de Saúde, parceira nesta ação relevante.

Emocionada, a Secretária agradeceu a todos e terminou seu pronunciamento alertando que existem sinais que os pequenos deixam transparecer quando estão sendo vítimas de abusos e que é preciso que todos, sobretudo os responsáveis estejam atentos a tais sinais para proteger as crianças.

O Prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior esteve presente no FAÇA BONITO 2023, que contou também com as presenças dos Secretários Cláudio Klein (Saúde), Pablo Teófilo (Cultura, Esporte, Lazer e Turismo), Ronan Matheus (Transportes), Rodrigo Henriques (Administração), David Coelho (representando o vice Prefeito Dedé que tinha agenda oficial em Belo Horizonte e Jussara Demarque (representando a Secretária de Educação que se encontrava em agenda oficial fora do Município). Os Vereadores Mateus Cruz (Presidente da Câmara), Luiz do Matadouro e Paulinho do Conselho também compareceram ao evento.

Danças com alunos das oficinas das Secretaria de Educação e de Cultura abrilhantaram o evento. Os alunos da oficina de Capoeira do CREAS sob o comando do Mestre Pinguim também se apresentaram;

O Grupo Teatral Pera apresentou uma peça de teatro onde, de forma lúdica e fácil entendimento desperta nas crianças e adolescentes formas de recusar, se precaver e denunciar abusos que por ventura venham a sofrer. O mesmo grupo também focado no tema realizou uma dinâmica com as crianças e adolescentes presentes onde de forma interativa chamou atenção para o tema.

A Secretaria Municipal de Assistência Social ofertou chocolate quente aos presentes para amenizar o frio que já vem fazendo em Além Paraíba nas noites de outono. Foi uma noite inesquecível, um evento rico em detalhes, necessário em razão do tema que aborda, enfim, irretocável. O Prefeito cumprimentou a Secretária de Assistência Social, Glaciele, os demais Secretários envolvidos e todos os servidores que são comprometidos com o Maio Laranja e com o combate a exploração de crianças e adolescentes.

COMUNICAÇÃO – PREFEITURA DE ALÉM PARAÍBA – 19/05/2023