DENGUE: Mais de 100 casos positivados. População precisa se envolver no combate aos focos do mosquito. Carro fumacê ficará 7 dias na cidade

284

O Secretário Municipal de Saúde, Cláudio Klein afirmou que segue muito preocupado com o crescente número de casos de dengue em Além Paraíba que seguem aumentando. Segundo o Secretário, resultados de exames da semana anterior que foram enviados para testes da doença na Fundação Ezequiel Dias (FUNED), retornaram TODOS positivos.

As equipes de endemias estão visitando as casas em toda a cidade no trabalho de orientação e combate a possíveis focos do mosquito AEDES. É IMPORTANTE QUE SEJA PERMITIDO AO AGENTE ENTRAR NAS RESIDÊNCIAS E FAZER SEU TRABALHO. 

Segundo Paula Oliveira, Chefe do Serviço de Vigilância em Saúde, da Secretaria mais de 100 casos positivos para Dengue preocupa muito e que há focos detectados em Fernando Lobo e nos bairros de Vila Caxias. Paula ainda alertou que a preocupação maior é com a possível chegada da Dengue tipo 3, um sorotipo da doença que não circulava em Além Paraíba portanto a população não tem memória imunológica para esta variante podendo se infectada desenvolver formas mais graves da doença. Paula ainda afirmou que estão sendo detectados ainda que em número menor pessoas com Chikungunya, doença também transmitida pelo AEDES e que em muitos casos deixa a pessoa com sequelas (fortes dores nas articulações e dificuldade de locomoção) por até 2 anos,

O UBV Pesado (Carro Fumacê) será enviado pela Secretaria de Estado da Saúde e ficará por uma semana em Além Paraíba dispersando inseticida em bairros e locais com alto número de infectados para reduzir o número de mosquitos AEDES. É importante, mesmo indispensável que a população faça a sua parte e tome as medidas conhecidas para evitar os focos do mosquito transmissor. A Dengue pode evoluir para caso grave e levar o paciente à morte.

COMUNICAÇÃO – PREFETURA DE ALÉM PARAÍBA – 07/12/2023