Escolas municipais contam com o indispensável trabalho de Assistentes Sociais e Psicólogas

A presença da Assistente Social e Psicóloga nas escolas é fundamental para garantir um ambiente escolar acolhedor e inclusivo para todos os estudantes, ela desempenha um papel fundamental no apoio emocional e social dos alunos. Na escola é possível a identificação e intervenção precoce em situações de vulnerabilidade social, violência doméstica, abuso sexual, bullying e outras situações que possam afetar o desenvolvimento e bem-estar dos estudantes.
Além disso, ambos trabalham em parceria com a equipe escolar, pais e comunidade, para promover a integração e inclusão de alunos com necessidades especiais, buscando garantir a equidade no acesso à educação e aos demais direitos sociais.
A atuação da equipe multidisciplinar nas escolas contribui para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, promovendo a emancipação e autonomia dos indivíduos através do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Nas escolas é essencial, para garantir um atendimento humanizado e integral aos estudantes, promovendo o seu desenvolvimento e bem-estar em todas as esferas da vida.
O ano letivo de 2024 já se iniciou e a equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal de Educação já está realizando visitas para o mapeamento dos alunos da rede municipal de ensino.
Reforçamos que a Secretaria Municipal de Educação estará sempre de portas abertas para atender os alunos e suas respectivas famílias!

COMUNICAÇÃO – PREFEITURA DE ALÉM PARAÍBA – 21/02/2024