Prefeito compareceu ao lançamento do livro que relata o incêndio no centro de treinamento do Flamento que tirou vida de atleta Além-paraibano

60

O Prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior acompanhado da Primeira Dama Glaciele Silva Souza esteve no lançamento do livro “Longe do Ninho”, obra que trata o incêndio no centro de treinamento do Flamengo que ceifou a vida de 9 jovens atletas em fevereiro de 2019. O lançamento ocorreu na Livraria da Travessa, no Shopping Leblon, no Rio de Janeiro, na noite de 5 de fevereiro de 2024. O Prefeito esteja junto do casal Wandeley e Alba, Pais do Atleta Além-paraibano Jorge Eduardo que morreu no incêndio. O Prefeito tem próxima amizade aos Pais de Jorge Eduardo que inclusive foi seu aluno na Escola Estadual Dr. Alfredo Castelo Branco. A noite de autógrafos e lançamento do livro contou com importantes personalidades e sua autora é a consagrada Jornalista Daniela Arbex. O Prefeito afirmou que mesmo que não fosse tão próximo dos familiares de Jorge Eduardo estaria presente no lançamento desta obra de grande importância histórica, que causou tanta tristeza em todo o País e de maneira especial em Além Paraíba que perdeu um de seus melhores atletas

SAIBA MAIS SOBRE A TRAGÉDIA E SOBRE A AUTORA

O ano de 2019 foi considerado um dos anos de ouro do Flamengo — o time principal foi campeão do Campeonato Carioca, do Brasileirão e da Taça Libertadores da América —, foi também o mais triste de sua história. Em 8 de fevereiro, uma tragédia sem precedentes no Ninho do Urubu, o centro de treinamento do clube, fez toda a nação amanhecer de luto.

Vinte e quatro atletas da base foram surpreendidos por um grande incêndio enquanto dormiam. As chamas, iniciadas pouco depois das cinco da manhã, alcançaram todos os quartos em menos de dois minutos. O desastre vitimou dez meninos entre 14 e 16 anos e colocou fim ao sonho de se tornarem ídolos no país do futebol.

Daniela Arbex, jornalista investigativa vencedora de dois prêmios Jabuti e, mais recentemente, do Prêmio Vladimir Herzog, entre tantos outros, se lançou em uma extensa apuração para reconstituir o que de fato aconteceu naquela madrugada. A autora, mais uma vez, se debruça sobre uma grande tragédia brasileira, pesquisando os detalhes que podem ter passado despercebidos. Apesar da dificuldade do tema, a autora explica por que decidiu se aprofundar nele: “não escolho escrever sobre tragédias, mas sobre as omissões que causam tragédias, para que elas não se repitam.”

Ao reunir laudos técnicos, trocas de mensagens e e-mails, dados e relatos até então não divulgados, além de entrevistas feitas com todas as famílias dos dez jovens, sobreviventes, profissionais da perícia criminal e do IML, Arbex conseguiu montar um quadro completo e elucidativo da trajetória dos atletas, do caminho das chamas — que atingiram temperatura superior a 600 graus Celsius — e das consequências na vida de pessoas que se viram envolvidas em uma tragédia anunciada. Com estrutura inadequada — apenas uma porta de saída — e materiais que não demonstraram ter propriedades antichama, o contêiner-dormitório do Flamengo transformou-se em armadilha fatal. Longe do ninho, novo livro da autora dos best-sellers Holocausto brasileiro, Cova 312, Arrastadose Todo dia a mesma noite, é um relato extremamente forte, humano e sensível sobre a morte de meninos que estavam muito distante de casa e da proteção de seus pais. Com informações exclusivas, este livro-reportagem é peça fundamental para a compreensão do caso. Mais do que isso: é uma voz potente contra o esquecimento que nega a história.

COMUNICAÇÃO – PREFEITURA DE ALÉM PARAÍBA – 07/02/2024