Covid-19: Secretaria de Saúde realizou vistoria na Câmara Municipal e determinou protocolo de isolamento até dia 24 de fevereiro

A Secretária Municipal de Saúde, Bethânia Reis de Souza, encaminhou uma equipe técnica para realizar uma vistoria na Câmara Municipal de Além Paraíba onde vários Vereadores e servidores apresentaram sintomas, alguns testando positivo, para COVID-19. A Vereadora Débora Madalena, a pedido do Presidente da Câmara que se encontra em isolamento domiciliar recebeu os técnicos da Secretaria. Após minuciosa análise e avaliações do espaço, os técnicos emitiram relatório de vistoria concluindo pelo isolamento dos Vereadores e servidores até 24 de fevereiro de 2021 (10 dias) nos termos do protocolo vigente. A seguir a íntegra do Relatório:

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA 2021/SMS/COVISA

Na tarde do dia 17/02/2021 foi realizada visita in loco na Câmara Municipal de Além Paraíba, com o objetivo de avaliar possível disseminação do Coronavírus naquele local e também realizar orientações sobre as ações de contenção da propagação do vírus.
A visita foi feita pelos profissionais de saúde: enfermeiras Leiliane e Núbia, da vigilância epidemiológica e Cleyton, da vigilância sanitária. Fomos recebidos pela vereadora Débora Madalena e pela procuradora jurídica Mariana.
Inicialmente confirmamos informações a respeito dos profissionais que se afastaram bem como a data de afastamento, último dia em que estiveram presentes na Câmara, locais onde mais circularam e com quem tiveram contato. Verificamos que o primeiro caso de afastamento se deu no dia 10/02/21 e o último no dia 15/02/21, quando ocorreu uma sessão ordinária no plenário da Câmara, com várias pessoas presentes. Avaliamos também, dentro do nosso protocolo de saúde, o espaço físico local.

Diante das informações colhidas fizemos as seguintes orientações/recomendações:

•            A Câmara Municipal encontra-se fechada até o dia 19/02/21, conforme portaria emitida por seu presidente. Para maior segurança, recomendamos que o fechamento da Câmara seja estendido até o dia 24/02/21, conforme orientação descrita ao final deste documento.
•            Sanitização/desinfecção total da Câmara Municipal, por empresa especializada, com emissão de certificado de comprovação, o mais rápido possível.
•            Reunião de sessão ordinária via acesso remoto, no dia 22/02/21.
•            Após retornarem do período de fechamento, manter revezamento entre os servidores efetivos e comissionados, inclusive dos gabinetes.
•            Sem atendimento ao público, de forma presencial, até o último dia do mês de fevereiro;.
•            Manutenção da prestação dos serviços inadiáveis, emergenciais, compras, com agendamento prévio.
•            Acesso à sede da Câmara, para atividades urgentes e inadiáveis, somente com todas as medidas de segurança, autorizado pelo presidente da Câmara tendo este, consultando previamente a Secretaria Municipal de Saúde.
•            Quando retornamos da visita técnica fomos informados de que mais dois assessores parlamentares iniciaram com sintomas e buscaram atendimento, diante disso, decidimos pelo isolamento domiciliar de todos os contatos de trabalho dos afastados e presentes na sessão ordinária do dia 15/02/21, por 10 dias (15/02/21 a 24/02/21) conforme protocolo de isolamento utilizado.

18/02/2021 – Assessoria de Comunicação Social , Imprensa e Cerimonial – Prefeitura Municipal de Além Paraíba – MG