Secretária de Saúde publica nota rebatendo acusações caluniosas sobre uso de dinheiro público em hospital de campanha do Carmo

Costumeiramente o senhor Thiago Ortega, empresário do segmento de restaurante (Pizzaria) publica em suas redes sociais afirmações inverídicas ou distorcidas sobre a gestão municipal no que se refere à Pandemia. Desinformado, o empresário tem sido um contumaz publicador de fakenews. Na noite de ontem, ante a possibilidade hoje real de avanço da cidade para onda roxa, o Empresário alegou que o Município de Além Paraíba investiu dinheiro público num hospital de campanha que não está funcionando nas proximidades do Bahamas Mix. A Secretária Municipal de Saúde já comunicou que acionará o Empresário nas vias judiciais para que o mesmo comprove a afirmação e publicou a seguinte nota:

1- Ontem vi uma publicação de um rapaz falando sobre uns leitos de UTI que o município havia participado de um convênio e gasto dinheiro público para sua instalação, pq não usá-los?
–  Esta contratação de serviço foi feita pelo antigo governo do município do Carmo, não sei de que forma, mas como poderia ser a X Km do município, a empresa alugou um galpão próximo ao Bahamas Mix. NÃO EXISTIU E NÃO EXISTE CONVÊNIO PARA ATENDER O MUNICÍPIO DE ALÉM PARAÍBA e pelo que soube o processo para atender o município do Carmo tb não acontecerá, não sei os motivos, mas é importante esclarecer que o nosso município não faz parte desse processo e NÃO GASTOU DINHEIRO PÚBLICO.
2- Porque não usá-los?
O que nos foi apresentado por foto, não tem estrutura adequada, está em desacordo com as RDCs que norteiam leitos de UTI e sem condições sanitárias para o funcionamento.
O que estamos buscando junto ao Estado são meios para a ampliação de leitos no HSS, que já está bem adiantada. Não adianta abrir leitos, se a população não se conscientizar da importância do isolamento social, o quanto abrir, será usado e o colapso hospitalar se manterá. Precisamos desacelerar a contaminação nesse momento. Outro questionamento, o Prefeito precisa esperar o Governador para tomar uma decisão? Não precisa! Mas foi uma solicitação do Estado que os prefeitos aguardassem para que a decisão fosse conjunta e com o seu intermédio. Ações coordenadas e igualitárias tendem a terem resultados mais efetivos, com o bloqueio de microrregiões e não uma ação isolada, uma vez que vários municípios dependem de um mesmo hospital. O hospital recebeu mais 10 respiradores, pq não usam?
– 10 respiradores sendo 8 microprocessados e 2 de transporte. Dos 8, 03 ficam para reserva técnica, ou seja, qlq respirador em uso pode apresentar problemas e precisamos dessa reserva para substituir até que o conserto seja realizado. 05 serão usados para ampliação de leitos. Então está resolvido, temos mais 5 leitos? Não! Temos local, pessoal e estamos aguardando a chegada dos monitores, bomba de infusão, … não é tão simples! Estamos avançando para que ocorra o mais breve possível. Outro alerta importante e que todos devem ter conhecimento é sobre a falta de medicamento no mercado, principalmente o kit intubação, já não se encontram todos os medicamentos, além dos preços exorbitantes. Paciente grave COVID PRECISA DESSES MEDICAMENTOS. Simples nesse momento é ficar em casa, evitando as aglomerações.  Cuide-se e cuide de quem vc ama!
Assina a Nota: Bethânia Reis de Souza – Secretária Municipal
Assessoria de Comunicação Social, Imprensa e Cerimonial da Prefeitura de Além Paraiba