Secretária de Saúde demonstra preocupação com a baixa nos estoques do kit intubação no Hospital São Salvador e a dificuldade a compra de medicamentos

A Secretária Municipal de Saúde, Bethânia Reis de Souza, foi alertada pela Direção do Hospital São Salvador que os estoques de medicamentos do chamado kit intubação estão perigosamente baixos. O kit intubação é um conjunto de medicamentos que induzem ao coma, relaxam a musculatura e fazem a analgesia dos pacientes que estão em ventilação mecânica em terapia intensiva. Sem esses fármacos os pacientes de COVID-19 por exemplo, que requerem ventilação assistida podem manter-se acordados mesmo que com o tubo, fato que segundo a Secretária causa enorme sofrimentos aos doentes. Segundo Bethânia a quantidade de medicamentos cedida pelo Governo do Estado de Minas Gerais foi pequena, não se está achando as medicações no mercado e quando se encontra os preços são abusivamente altos. A Federasantas, entidade que representa os Hospitais Filantrópicos alerta ainda para o perigo de fraude em compras desses produtos no momento. Bethânia não ser obrigação do Município suprir o Hospital com estes medicamentos e que não se trata de falta de recursos no Hospital para a compra. A dificuldade está em encontrar os fármacos. A Secretária de Saúde afirma demonstra preocupação também com a regressão da cidade para a onda vermelha que tem menos restrições. Ela pede atenção a população para prosseguir com as medidas sanitárias necessárias para evitar o aumento de casos e o consequente colapso hospitalar que pode ocorrer também pela falta do kit intubação.

Assessoria de Comunicação Social, Imprensa e Cerimonial da Prefeitura Municipal de Além Paraíba – 16/04/2021