Secretário de Saúde fala sobre a importância do Novembro Azul na prevenção do câncer de próstata

Tão importante quanto o “Outubro Rosa” destinado a chamar atenção para a importância da prevenção ao Câncer de Mama e Útero é o “Novembro Azul” que tem por objetivo conscientizar os homens sobre a necessidade após os 40 anos de se prevenirem contra o câncer de próstata. A próstata é uma glândula que fica na região genital do homem e que tem comprovada tendência a desenvolver tumores malignos. A boa notícia é que como o câncer de mama, se descoberto precocemente o tumor é tratado, muitas vezes a próstata é retirada e o paciente curado. O Secretário Municipal de Saúde, Dr. Cláudio Klein, por determinação do Prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior já está pensando em ações para o “Novembro Azul”. Existe ainda muito preconceito por parte dos homens de realizarem o exame de toque retal, mais conclusivo exame para detecção de problemas na próstata. O exame do PSA a partir do sangue é também uma ferramenta importante nesta batalha. “A Secretaria de Saúde vai agir ainda com mais direcionamento para conscientizar o homem da necessidade de tomar as medidas para prevenir esta doença que é uma das que mais mata o sexo masculino quando descoberta tardiamente; Ao longo do mês realizaremos ações que facilitem o acesso do público masculino a exames de toque retal e psa além é claro de uma ampla campanha de esclarecimento e conscientização”, afirmou o Secretário Dr. Cláudio Klein.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Além Paraíba – 04/11/2021