RETROSPECTIVA 2022: Gestão central de transportes foi implantada. Otimização da frota, controle de gastos e eficiência no atendimento são suas marcas

A Prefeitura Municipal de Além Paraíba investiu muito em melhoria na frota de veículos do Município. São dezenas de veículos comprados além de veículos pesados como caminhões, retro escavadeira, entre outros.

Desde fevereiro, o Prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior, decidiu que havia chegada a hora de se criar uma Gestão Central para administrar o transporte do Município. O escolhido para comandar a “central de transportes” foi o Administrador Ronan Mateus que com sua equipe vem mostrando excelentes resultados desde que assumiu o trabalho.

Em Fevereiro a Gestão de Transportes assumiu o controle da frota da Secretaria de Saúde, uma das maiores da Prefeitura e a partir de outubro passado assumiu também o controle da frota da Secretaria Municipal de Serviços e Obras Públicas. Localizada na Ilha do Lazareto, em espaço preparado para a melhor alcançar seus objetivos a Gestão de Transportes tem se mostrado eficiente. Os veículos são bem cuidados, as viagens são realizadas com prévia programação, exceto em casos de urgência, os motoristas tem uma escala previamente definida, a quilometragem e horas de trabalho são controladas. Os carros e os veículos pesados são sempre avaliados, passam por manutenções preventivas periódicas e são mantidos em excelentes condições de trafegabilidade.

Segundo Ronan Mateus, responsável pela Central de Transportes, ele tem colocado em prática a determinação do Prefeito que pacientes que necessitem de tratamento médico fora do Município tenham carro nas melhores condições para ser transportado para qualquer lugar do Brasil. A Central de Transportes também controla as despesas com combustível e tem diariamente conhecimento dos locais onde se encontram os veículos.

Os veículos da Secretaria de Serviços e Obras Públicas são usados sob demanda do Secretário da Pasta mas também são conservados, tem uso otimizado para que realizarem seus serviços.

Mensalmente o Gestor de Transportes, Ronan Matheus, despacha com o Prefeito apresentando a ele os números de viagens, atendimentos e a situação da frota. Os atendimentos com transportes de cidadãos são muito elevados, o que comprova a eficiência da Gestão Central de Transportes. Segundo dados oficiais, a média de viagens com pacientes chega 1.886 por mês considerando viagens em ônibus do Município para Juiz de Fora e Muriaé para diversos tratamentos de saúde, inclusive oncológicos, van para hemodiálise na cidade de Leopoldina, atendimentos do consórcio de saúde e atendimentos diversos em vários centros de tratamento.

“Nenhum paciente fica sem veículo para consultas, exames e procedimentos fora do domicílio”, esta é a determinação do Prefeito Miguel Júnior e o que procuramos fazer aqui na Gestão Central de Transportes. Com foco, compromisso e a proteção de Deus, temos conseguido fazer”, afirmou Ronan Matheus.

Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Além Paraíba