Secretaria de Assistência Social fez ontem a entrega da primeira carteira de identidade de pesssoa com espectro autista

A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou na manhã desta quarta-feira, 08/12, no CRAS Central, a entrega oficial da primeira Carteira de Identificação da Pessoa com Espectro Autista – CIPTEA – do município de Além Paraíba. Na ocasião a secretária, Glaciele Silva Souza, fez questão de repassar pessoalmente a carteira às mãos da senhora Vanessa Bechelaini de Rezende, mãe de Luiz Fernando, criança com espectro autista, conhecida ativista da causa em nossa cidade e uma das idealizadoras do “Movimento Além do Autismo”. Na ocasião, estiveram presentes o fisioterapeuta e professor Carlos Eduardo Senra, representando o CER e a APAE, além do coordenador da Proteção Social Básica, Júlio César Araújo Lutterbach Galhardo de Castro. A CIPTEA tem por objetivo assegurar às pessoas com transtorno do espectro autista atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. Para a emissão da carteira, o identificado ou seu responsável legal deverá agendar, via telefone, atendimento no CRAS de referência do seu bairro:
• CRAS Angustura – 3461-1288
• CRAS Central – 3462-9612
• CRAS Goiabal – 3462-0904
• Ponto de Apoio (Jardim Paraíso) – 3462-5640
Na data e horário marcados, deverão comparecer ao equipamento portando:
* Original do RG/RNE e C.P.F. ou de documento equivalente da pessoa com TEA e seus pais ou representante legal (com procuração, tutela ou curatela), quando for o caso;
* Original do comprovante de residência atual do município de Além Paraíba em nome da pessoa com TEA; ou documentação que comprove domicílio do interessado em residência de terceiros ou em instituição cuidadora;
* 1 Foto 3×4;
* Relatório Médico com CID 10 – F84, emitido no máximo há 03 (três) meses;
* Comprovante de tipo sanguíneo.
08/12/2021 – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Além Paraíba