Revolução na saúde: Cerimônia marca a formalização do convênio entre o Município e FUNRIO para cobertura de 100 por cento do território com Estratégias de Saúde da Família

Um evento de grande importância teve lugar no Centro de Convenções da Associação Comercial, em 1º de março de 2023. O acontecimento teve como objetivo a formalização do Convênio entre o Município de Além Paraíba e a FUNRIO para inicio da cobertura de 100 por cento  do território do município com as Estratégias de Saúde Família. O evento foi presidido pelo Vice Prefeito Municipal, José Márcio Fernandes da Silva e pelo Secretário Municipal de Saúde, Dr. Cláudio Klein. O Prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior estava em viagem oficial a Belo Horizonte mas enviou uma mensagem e foi representado na ocasião pela Secretária Municipal de Assistência Social e Primeira Dama, Glaciele Silva Souza e pelo Procurador Geral do Município, Dr. Fernando Silva Ferreira. Os Vereadores Wesley Oliveira e Simone Cabral estiveram presentes assim como o Chefe de Gabinete do Prefeito, José Roberto Monteiro Faria, Secretários Municipais e membros do Governo prestigiaram o evento, além de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, entre outros. A Gerente Regional de Saúde de Leopoldina, dada a importância do acontecimento também esteve presente.

Uma revolução na atenção básica de saúde em Além Paraíba.

O convênio entre a Prefeitura Municipal de Além Paraíba através da Secretaria Municipal de Saúde e a FUNRIO – Fundação de Apoio a Escola de Medicina e Hospital Universitário da Universidade do Rio de Janeiro – UNIRIO é que vai possibilitar a COBERTURA TOTAL do território do Município com as Estratégias de Saúde Família, antigo PSF. A parceria entre o Município e a FUNRIO ganhou o nome de Mais Saúde para Além. É a maior revolução na saúde pública que se tem notícia na cidade nos últimos. Segundo o Secretário de Saúde, Cláudio Klein uma atenção básica ativa, eficiente e com médicos presentes todos os dias, em todas as unidades das Estratégias de Saúde Família possibilitará que cada cidadão seja acompanhado de perto, prevenindo doenças, tratando doenças crônicas e realizando intervenções imediatas caso o cidadãos venha a desenvolver algum problema e precise de atendimento específico. O Secretário disse que desde que assumiu a Secretaria tem ouvido do Prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior seu desejo de que a cidade tivesse cobertura total em seu território com as estratégias de saúde da família e que então, esta meta passou a ser uma prioridade que agora se realiza.

Entenda o convênio

Em resumo, através do Convênio com a FUNRIO foi realizado um processo seletivo para médicos. Os aprovados trabalharão nas Estratégias de Saúde da Família recebendo através da FUNRIO pagamento mensal a título de bolsa de estudo. Para receberem mensalmente os médicos deverão cumprir a carga horária diária na unidades e serão avaliados pelos Professores da FUNRIO cuja a maioria é da Universidade do Rio de Janeiro. Os médicos aprovados também receberão suporte, orientações e ensinamentos devendo ainda ser aprovados nas provas de desempenho e expertise. Ao término do programa os Profissionais receberão título de pós gradução em saúde da família/atenção básica.

Médicos empossados

O evento realizado dia primeiro é um dos maiores saltos de qualidade na saúde pública de Além Paraíba como tão bem explicou o Professor Doutor Rossano Fiorelli, Cirurgião, Professor de Medicina, membro da Academia Nacional de Medicina e Diretor da FUNRIO. È importante registrar que o Professor Fiorelli é um dos mais conceituados Médicos e Professores de Medicina do País. Abimael Holanda, Gerente de Projetos Especiais da FUNRIO também presente no acontecimento ressaltou que Além Paraíba é o primeiro Município do Brasil a ter este convênio efetivado e que a Prefeitura, na pessoa do Prefeito e do Secretário de Saúde demonstraram o espírito público e a disposição em investir na saúde das pessoas. Os Médicos aprovados no Processo Seletivo tomaram posse durante o evento. O Vice Prefeito José Márcio, o Procurador Geral do Município, Fernando Ferreira e o Secretário de Saúde fizeram uso da palavra e ressaltaram que o momento é de comemoração e que os resultados positivos com 100 por cento da população atendida nas Estratégias de Saúde da Família serão indiscutíveis.

Novos tempos

Com este convênio a Secretaria Municipal de Saúde dá um salto de qualidade colocando Além Paraíba dentre as poucas cidades em que 100 por cento de seu território é atendido pelas Estratégias de Saúde da Família, ferramenta consagrada como a melhor prática de saúde pública existente. O Secretário Cláudio agradeceu a presença de todos em seu nome e em nome do Prefeito, ressaltando a presença da equipe técnica da Secretaria, a saber, Maria Laura Fortes, Lidiane Cardoso, dentre outros, que segundo ele foram fundamentais para a celebração do convênio. Fernando Ferreira, o Procurador Geral, frisou a importância do Projeto e ressaltou a personalidade inovadora e de vanguarda do Prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior que está sempre em busca de novas ações em favor da modernização e resolutividade da saúde em favor da população.

Assessoria de Comunicação / Cerimonial – Prefeitura de Além Paraíba – 03/03/2023