Realizado o I Encontro Interdisciplinar entre profissionais da saúde, assistência social e educação

No dia 30 de Outubro de 2023, aconteceu o I Encontro Interdisciplinar entre profissionais da saúde, assistência social e educação, com enfoque na Saúde Mental nas Escolas: os determinantes sociais dos fenômenos comportamentais de crianças e adolescentes, realizado pela Coordenadora da Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade, Uiara H. Rezende Diniz, a Coordenadora de Saúde Mental, Dra. Mab Lucid Mathias Silva e a Coordenadora da Psicologia, Fabrícia de Oliveira Alves.
O evento teve como foco os determinantes sociais que influenciam os fenômenos comportamentais nessa faixa etária e apresentou o debate onde foram abordados os diversos aspectos relacionados à saúde mental e a importância da integração entre os setores da saúde, assistência social e educação.
As coordenadoras destacaram a relevância dos determinantes sociais na compreensão dos fenômenos comportamentais de crianças e adolescentes. Fatores como a família, o ambiente escolar, as condições socioeconômicas e as experiências de vida influenciam diretamente a saúde mental dos jovens. Portanto, é fundamental considerar esses aspectos ao desenvolver políticas públicas e práticas profissionais voltadas para o cuidado dos indivíduos nessa faixa etária.
Os participantes do evento buscaram criar estratégias e parcerias para promover ações conjuntas e colaborativas e foram levantados desafios e propostas de ações futuras. E, espera-se que novas ações e políticas sejam implementadas, visando o cuidado integral e efetivo desses jovens, fortalecendo as redes de apoio e de referência e garantir a ampliação do acesso aos serviços do município de Além Paraíba.

COMUNICAÇÃO – PREFEITURA DE ALÉM PARAIBA – 30/10/2023